segunda-feira, 18 de junho de 2012

5º Congresso Brasileiro de Comunicação


    O evento teve como fornecimento de palestra e quem escolhe os palestrantes são os integrantes do Fórum Permanente da Indústria de Comunicação (ForCom), presidido por Dalton Pastore. Sendo o convidado principal deste ano (2012) o senhor arcebispo Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1984. este evento foi realizado nos dias 28 e 30 de maio, no WTC, em São Paulo o preço para delegados foi de R$ 3.680,00 já para estudantes, o preço é de R$ 1.900,00.

    Antes do evento, Pastore fará um road show nacional para apresentar o 5º Congresso, ao lado de Luiz Lara, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap). O calendário inclui passagens por Recife (01/03), São Paulo (08/03), Rio de Janeiro (13/03), Belo Horizonte (15/03), Curitiba (20/03), Florianópolis (21/03), Porto Alegre (22/03), Salvador (27/03), Fortaleza (28/03), Brasília (03/04) e Goiânia (12/04).

    Os treze temas foram escolhidos pelo ForCom e Meio & Mensagem apresenta todos eles. Assim vamos apresentar um resumo delas.

O 1º tema foi focado no futuro da profissão, onde eles analizam a novos profissionais sobre seus perfis, uma pesquisa foi realizado globalmente entre as escolas de comunicação, produzida pela ESPM.

A 2º visa as empresas de comunicação e o mercado brasileiros, o mercado global. nesta palestra foi verificado sobre como empresas e profissionais podem conquistar o mercado internacional e quais os desafios que devem ser enfrentados para que isso se torne realidade.

O 3º abordou sobre a comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano, sendo examinado nestes pontos se estão sendo compridos os papeis se não há corrupção, burocracia ou até carga tributária.

4º Liberdade de expressão e democracia. estuda a necessidade e dependência que uma tem para com a outra, dando vários exemplos e questionamentos sobre o tema.

5º Comunicação one-to-one: personalização versus privacidade. nesta ela aborda sobre as novas tecnologias e as novas técnicas de comunicação personalizada. tendo questionamentos sobre até onde a tecnologia esta disposta a chegar e até onde os consumidores quer ser identificado.

6º As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia, visando até que ponto elas irão revolucionar o modelo atual de comunicação, como uma indústria deve se preparar para os novos desafios impostos pela expansão do conceito de mídia.

7º Sustentabilidade e comunicação. Neste será discutido a consciência e prática, estudando a sintonia entre elas na rede de comunicação, verificando cada setor da indústria da comunicação vendo o que fazer par cumprir sua parte e como influenciar a sociedade adotar comportamentos em favor da sustentabilidade. 

8º Criatividade e sucesso. Esta palestra apresentou-se questões de como a criatividade pode ajudar o criador e a indústria em que ele situa trazendo benefícios para como um todo. 

9º O consumidor com a palavra. Uma nova onda de expressão onde o consumidores, fala o que quiser e quando quiser. Essa nova comunicação entre consumidor e empresa é chamada de SAC, onde substitui as redes sociais e as industrias entre outros devem saber como lidar com essa situação.  

10º Propriedade intelectual, legislação e ética. saber lidar com a criatividade como valorizar as ideias e saber sobre as legislações dos dias atuais analizando as situações de outros países. 

11º Novos caminhos para criar e fortalecer marcas. Questionar se esses novos caminhos de criação e comunicação iram satisfazer o consumidor e ter a sua fidelização para com a marca e o produto. 

12º Regionalização. situar o desenvolvimento e o crescimento da comunicação nos mercados regionais. verificar se a empresa não é só mais "uma" (abacaxi - matriz BCG) e saber como transformar a empresa em grandes valores sendo ela de qualquer parte do Brasil.

13º Grandes eventos: desafios e oportunidades. Como a indústria da comunicação deve se preparar para enfrentar os desafios técnicos e de legislação. E como aproveitar as oportunidades que os grandes eventos trarão ao setor (Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016).



Nenhum comentário:

Postar um comentário